The Human League é uma banda britânica de new wave e synth-pop formada em 1977 em Sheffield, tendo atingido grande popularidade na década de 1980 e regressado depois em meados dos anos 1990. Originalmente um grupo pós-punk de sintetizadores de Sheffield, Inglaterra, sua composição tem-se alterado ao longo dos anos, sendo que o único membro original ainda na banda é o vocalista e compositor Philip Oakey. Foram um dos grupos pioneiros da música eletrónica, tendo editado os álbuns "Reproduction" em 1979 e "Travelogue" em 1980, ambos com pouco sucesso. Posteriormente Martyn Ware e Ian Craig Marsh sairam da banda para formar os Heaven 17.

Em 1981 editam o álbum "Dare!", com uma sonoridade mais pop, em que se destaca a inclusão de duas novas vocalistas, Joanne Catherall e Susan Ann Sulley.

O álbum "Dare!" é, ainda hoje, considerado como um dos mais importantes álbuns de synth-pop, sendo de destacar os singles "The Sound of the Crown", "Love Action", "Open your Heart" e "Don't You Want Me" (1º lugar em cinco países, incluindo Inglaterra e EUA).

Outros temas de destaque são "Mirror Man" (nº 2 em Inglaterra) e "(Keep Feeling) Fascination" (nº 2 em Inglaterra e nº 8 nos EUA), ambos incluídos no EP "Fascination", "Human" (nº 8 em Inglaterra e nº 1 nos EUA), do álbum "Crash", produzido por Jimmy Jam e Terry Lewis (produtores de Janet Jackson e Alexander O'Neal) e já nos anos 90, "Tell Me When" e "One Man in my Heart", do álbum "Octopus" que é considerado um dos melhores álbuns do grupo.

Desde 1978, the Human League lançou nove álbuns de estúdio, quatro EPs, 30 singles e várias compilações. Eles tiveram cinco álbuns e oito singles no UK Top 10 e venderam mais de 20 milhões de discos ao redor do mundo.

A banda teve duas canções incluídas em trilhas sonoras de telenovelas no Brasil. A primeira foi "Human", tema da personagem "Renata", interpretada por Elizabeth Savalla, em Hipertensão (telenovela), em 1987. Depois foi a vez de "Heart Like a Wheel", embalar a trilha de Barriga de Aluguel (telenovela) em 1990/1991.