The Camouflage é um trio alemão de synth-pop composto pelo vocalista Marcus Meyn, Heiko Maile e Oliver Kreyssig. Seu único sucesso na Billboard Hot 100 foi "The Great Commandment", que alcançou a posição 59 em 1988, e passou três semanas na posição 1 na parada de músicas do Dance Club. Eles também tiveram dois sucessos de dança menores adicionais em 1989.

Em 1983, Heiko Maile, Marcus Meyn, Oliver Kreyssig e Martin Kähling, quatro amigos de Bietigheim-Bissingen, Alemanha, formaram a banda Licensed Technology. Durou pouco, já que Martin Kähling saiu em 1984. Logo depois, os três membros restantes se renomearam para "Camouflage", inspirados por uma música da Yellow Magic Orchestra de mesmo nome. Os três jovens músicos montaram seu primeiro estúdio no porão da casa dos pais de Heiko, chamando-o de "Fábrica de Garotos". Logo em seguida, seguiram seus primeiros shows ao vivo em clubes de música locais. Em 1985, o Camouflage gravou duas fitas demo em seu estúdio e, no ano seguinte, o grupo ganhou um concurso de música para uma rádio local, depois que um amigo deles entregou uma das demos. Uma pequena gravadora de música de Frankfurt, "Westside", mostrou interesse em vestir a camuflagem. Lá, a música "The Great Commandment" foi gravada para ser apresentada a grandes gravadoras. Depois de considerar ofertas de várias gravadoras, Camouflage decidiu assinar um contrato com o Metronome.

Trabalhando com Axel Henninger, Camouflage regravou "The Great Commandment" no estúdio de Axel em 1987. O single foi lançado em setembro daquele ano e alcançou o 14º lugar nas paradas alemãs. O single seguinte, "Strangers 'Thoughts", foi lançado em fevereiro de 1988, chegando ao número 20. Em março, Voices & Images, o álbum de estreia do Camouflage, foi lançado. O álbum chegou ao topo das paradas da Billboard Dance nos Estados Unidos duas vezes, tendo sido tocado frequentemente por pequenas estações de rádio independentes. Em Nova York, Heiko, Oli e Marcus assinaram contrato com a gravadora americana Atlantic no mesmo ano, lançando Voices & Images e o single "That Smiling Face" para o mercado americano no outono de 1988. Em uma antiga fábrica perto de sua casa cidade natal, Heiko, Oli e Marcus montaram o "Boy's Factory 2", seu novo estúdio.

Com o produtor Dan Lacksman da Telex, a banda gravou um novo álbum Methods of Silence no Synsound Studio em Bruxelas no ano seguinte. Agora deixado para experimentar com mais liberdade após o sucesso comercial de seu primeiro álbum, o trabalho de gravação de Dan revelou uma mistura interessante de alta tecnologia digital e equipamento de estúdio desatualizado. O single "Love is a Shield" (No. 9 nas paradas alemãs) permaneceu nas paradas por mais de seis meses, e o álbum alcançou 13. Após o single seguinte "One Fine Day", a banda embarcou em seu primeiro show ao vivo tour para grande sucesso financeiro. No início de 1990, Oliver Kreyssig deixou a banda por motivos pessoais.

Em outubro, Heiko e Marcus começaram a trabalhar no terceiro álbum, Entretanto, no Black Barn Studio na Inglaterra com o produtor Colin Thursten (que trabalhou com Duran Duran, David Bowie e Talk Talk). Por um caminho diferente, este álbum incluiu bateria de verdade e instrumentos musicais convencionais tocados por músicos convidados. O primeiro single "Heaven (I Want You)" foi lançado na Alemanha e nos EUA, chegando a 57 em seu país de origem. Três meses após o início de sua segunda turnê alemã, eles lançaram o segundo single do álbum, o duplo A "This Day / Handsome".

Em uma entrevista de 1995, Marcus disse: "Naturalmente, teríamos preferido que as coisas tivessem acontecido de forma diferente. Mas era nosso desejo na época fazer esse tipo de disco. Por esse motivo, a situação estava perfeitamente bem para nós. Olhando para trás hoje, nós teria gostado de ter um conselho melhor na época, recomendando contra essa mudança estilística drástica em nossa música. Mas as coisas correram do jeito que fizeram ... "

Depois de se mudar para Hamburgo em 1992, a dupla fundou sua própria editora musical e estúdio, que viu o lançamento do projeto paralelo Areu Areu. Durante esse tempo, eles também começaram a gravar o trabalho de seu quarto álbum. O objetivo com este álbum era incorporar tantas influências eletrônicas quanto possível em seu trabalho. Seu primeiro single de 1993, "Suspicious Love", recebeu tempo de transmissão nas rádios e foi reproduzido na MTV, embora tenha feito apenas um posicionamento menor nas paradas. Por isso, a banda culpou sua gravadora Metronome por evitar a banda em relação a outros clientes como Ace of Base. Como resultado, Bodega Bohemia e os singles seguintes "Close (We Stroke the Flames)" e "Jealousy" foram lançados apenas na Alemanha.

Os próximos anos não foram felizes para a banda. Heiko e Marcus assinaram contrato com o organizador de um projeto de ópera por meio de amigos em comum, mas depois de investir mais de meio ano em conceitos visuais e gravações demo para o projeto, disputas judiciais entre acionistas e organizadores impediram a realização de qualquer espetáculo, e daí frustrações levaram a dupla a pensar em deixar totalmente o negócio da música.

O empresário da banda "Die Fantastischen Vier", Andreas "Bär" Läsker, sinalizou o desejo de trabalhar com a banda e ajudou a garantir um contrato de gravação com a BMG (Alemanha) em 1994 para um quinto álbum. Como o novo contrato permitia total liberdade de produção, Heiko e Marcus revisaram a música que escreveram para o projeto de ópera fracassado e adicionaram abordagens experimentais e mais criativas às novas faixas, incluindo escrever músicas inspiradas em filmes de ficção científica. No entanto, o novo álbum Spice Crackers, precedido do single "Bad News" e perseguido pelo single "X-Ray" não foi um sucesso comercial. A dupla temporariamente seguiu caminhos separados para colaborar em vários projetos musicais, como a compilação de vários artistas CD Treasury de 1996, na qual Camouflage contribuiu com a música "Winter".

Em 1997, a Sony Music e a Polydor lançaram uma compilação de sucessos anteriores chamada We Stroke the Flames e um maxi single de edição limitada com mixagens previamente lançadas de "Suspicious Love", "Handsome" e "Love is a Shield", embora sem a participação de Heiko e Marcus. No entanto, este novo contrato promissor terminou sem novos lançamentos por razões não reveladas. Uma coisa boa veio disso, no entanto. O ex-membro da banda Oliver Kreyssig, que permaneceu um bom amigo de Heiko e Marcus, estava trabalhando com a Polydor e ajudou com o design da arte do álbum e do single. Este foi seu primeiro envolvimento profissional com a banda desde sua saída, e terminou com ele retornando à banda como membro em 1999.