Duran Duran é uma banda inglesa de new wave formada no ano de 1978 em Birmingham por John Taylor e Nick Rhodes, que começaram a tocar em um clube em que trabalhavam, John era um segurança de balada e Nick era o DJ do grupo. É a mais bem-sucedida banda do estilo new romantic, sendo uma das mais importantes da década de 1980. Duran Duran era a banda favorita da Princesa Diana.

Liderou as aparições na MTV, comandando a "Segunda Invasão Britânica nos Estados Unidos". Além disso, eles colocaram catorze singles no Top 10 britânico e 21 na Billboard Hot 100, o que lhes rendeu uma vendagem de mais de duzentos milhões de cópias por todo o mundo.

Eram geralmente considerados parte da cena new romantic, junto a bandas como Spandau Ballet e Visage. A banda alcançou sucesso unindo música, arte, sensualidade, elegância e moda, o que lhes valeu o apelido pela imprensa de "os bonitinhos do rock". Além disso, foi pioneira ao ser uma das primeiras bandas a ter clipes filmados por diretores profissionais, com câmeras de 35mm. Em 1984, o grupo foi o primeiro a trazer a tecnologia de vídeo em seus shows de estádio.

O Duran Duran foi formado por Nick Rhodes, John Taylor e Stephen Duffy, com a adição posterior de Roger Taylor. Após inúmeras mudanças, Andy Taylor e Simon Le Bon se juntaram aos outros rapazes. O Duran Duran nunca se separou, entretanto, a formação foi modificada algumas vezes. Em 2000, houve a reunião dos membros originais, causando grande repercussão no mundo da música. Em 2006, Andy Taylor sai da banda novamente e, desde então, Dom Brown vem sendo o guitarrista não-oficial do grupo, que continua trazendo novos álbuns badalados na cena musical.

O nome da banda foi escolhido dentre muitos, numa tentativa de fugir da obviedade. Segundo John, nada que começasse com "The" seria uma boa opção, tendo em vista o número incontável de grupos que se utilizavam do artigo definido em seus nomes. Assim, em referência ao filme francês de ficção científica Barbarella - e ao vilão Dr. Durand Durand, interpretado por Milo O'Shea - surgiu aquele que seria o nome de uma das bandas que mais teve protagonismos nas décadas seguintes.

Stephen Duffy deixou os vocais da banda no início de 1979, e dentre os que passaram pelo Duran Duran antes de Simon Le Bon, um vocalista teve grande importância: Andy Wickett, que contribuiu para as letras iniciais de "Girls On Film" e "Rio". Passado um tempo, Simon Colley deixou a banda e John logo assumiu o baixo. Neste mesmo período, Roger Taylor conhece John, Rhodes e Wickett numa festa, e torna-se o primeiro baterista do Duran Duran. Pouco tempo depois, Wickett deixa a banda. Assim, foram contratados o guitarrista Alan Curtis e o vocalista Jeff Thomas, que ficaram apenas por um breve período.

A banda resolveu colocar um anúncio no jornal Melody Maker a procura de um guitarrista. O experiente Andy Taylor ingressou no grupo, trazendo sua bagagem e energia das estradas. Andy ainda não sabia, mas faltava um vocalista para completar a banda. Assim, Simon Le Bon (da banda punk Dog Days) foi indicado por sua namorada, que era garçonete do Rum Runner, para cantar na banda. No teste, Le Bon surpreendeu a todos com seu estilo excêntrico, sua performatividade, voz incrivelmente melódica e letras encantadoras. Ele acabou assumindo os vocais do Duran Duran, que teve ali a sua formação original: Andy Taylor (guitarra), John Taylor (baixo), Nick Rhodes (teclados), Roger Taylor (bateria), e Simon Le Bon (vocal).

Em 1980, eles gravaram duas fitas Demo e se apresentaram em clubes no entorno de Birmingham e Londres. No fim de 1980, durante a turnê como banda de abertura de Hazel O'Connor, o Duran Duran atraiu a atenção da crítica, resultando em uma guerra de lances entre as gravadoras EMI e Phonogram Records. "Um certo patriotismo" (por ser a gravadora dos Beatles) levou a banda a assinar com a EMI em Dezembro. Nick Rhodes disse, em uma entrevista no ano de 1998, que eles se sentiram "tremendamente roubados" pelo contrato com a gravadora.

O Duran Duran foi uma das primeiras bandas a trabalhar com seus próprios remixes. Antes de haver sintetizadores digitais, eles criavam várias camadas e arranjos de seus singles, muitas vezes bem diferentes das versões originais de estúdio. Essas "Night Versions" eram disponibilizadas apenas em vinil como B-sides de singles, até o lançamento da coletânea Night Versions: The Essential Duran Duran, em 1998.

Desde o início de sua carreira, todos os membros do Duran Duran deixaram fluir um boníssimo senso estético nos projetos da banda. Ao longo do tempo, trabalharam junto a vários estilistas e designers de moda famosos, como Giorgio Armani, para compor uma imagem nítida e elegante. Além disso, o grupo ainda apostou nas artes visuais, com a ajuda de designers gráficos como Malcolm Garret, que criaram capas e outros materiais superinteressantes.

Revistas do Reino Unido como a People Teen rotularam os meninos do Duran Duran de "os bonitinhos do rock", talvez pela fotogenia e pela performatividade. Logo depois, a imprensa americana também adotou a alcunha. Nessa época, raros eram os meses em que o Duran Duran não tinha pelo menos uma foto em revistas teen, como a Smash Hits ou a Tiger Beat. Numa entrevista em 1988, John Taylor declarou que não era desse modo que ele queria que a banda fosse vista, mas que o público teen fez do Duran Duran uma febre que se espalhou pelo mundo.

O primeiro single do Duran Duran foi "Planet Earth", lançado em Fevereiro de 1981, e alcançando a posição #12 do Top 20 britânico. Neste ano, a EMI também lançou o primeiro LP da banda, intitulado Duran Duran. Para promover o álbum, o segundo single foi liberado: "Careless Memories" não teve tanta força, parando no #37.

O sucesso e o reconhecimento só vieram com o terceiro single, "Girls on film". A música chamou atenção, chegando ao #5 da UK Singles Chart e causando polêmica com seu vídeo, que continha cenas estetizadas de fetiches sexuais, como lutas de almofadas e mulheres fazendo topless. A ideia inicial era de que o vídeo fosse mostrado sem censuras em casas noturnas, ou mesmo em canais na TV por assinatura. O clipe de "Girls on Film" foi banido pela BBC e pesadamente editado para a MTV.

Sucesso de vendas, o álbum Duran Duran chegou ao terceiro lugar na parada britânica e permaneceu nela por 118 semanas. Em Portugal, a banda atingiu a 1ª colocação com o álbum e todos os seus singles. Assim, o Duran Duran embarcou para sua primeira turnê nos EUA, seguida de mais datas na Alemanha e no Reino Unido.

Em 13 de janeiro de 2021, a Rolling Stone incluiu o álbum na posição 50 em sua lista de "54 Álbuns Mais Antecipados de 2021". Le Bon disse que o álbum é "bastante nu, cru. A grama é ligeiramente afiada e cintilante, em vez de lisa", e é "descolada (e) moderna e muito honesta. As letras são bastante interessantes". Em 20 de abril, a banda anunciou o primeiro single do álbum, "Invisible", que será lançado em 19 de maio junto com um videoclipe para a canção. Eles também estão trabalhando em uma antologia do 40º aniversário que inclui material inédito. Em 18 de maio, o título do álbum foi anunciado como Future Past, com a data de lançamento marcada para 22 de outubro de 2021.